Não basta elaborar pratos saborosos, um almoço ou jantar para convidados deve, também, encantar pelos olhos, além do paladar.

Será mais formal ou casual? É uma pergunta fundamental para começar a criar a atmosfera apropriada.

Um jantar formal, por exemplo, exigirá louças, copos e faqueiro mais finos.

Caso o evento conte com um número maior de pessoas, é importante verificar se existe louça suficiente para atender a todos.

A cor é o pontapé inicial para o estabelecimento de uma coerência visual na decoração da mesa. Ela deverá estar presente em diferentes elementos da decoração, como louças, velas, toalhas, guardanapos, descansos, flores, velas, etc. Nem todos esses elementos deverão apresentar a cor escolhida, mas a cor principal deverá ser capaz de dialogar com os demais tons.

Você pode, por exemplo, escolher o violeta e utilizá-lo em detalhes como argolas para guardanapos, marcadores de lugar e um arranjo de hortênsias com o restante todo em branco.

O branco, por sinal, é tanto um básico quanto um clássico: pode ser conjugado com qualquer outra cor ou reinar sozinho. É, realmente,  grande coringa da mesa.

Conjugá-lo com detalhes em ouro ou prata (como talheres ou frisos de pratos ou copos) alia uma elegância e uma luminosidade extras à decoração.

 

Toalha de Mesa, Sousplat, Runner ou Jogo Americano?

 

Não se engane: uma boa toalha de mesa – daquela que faz conjunto com guardanapos de pano – não se limita apenas a ocasiões mais requintadas: ela pode ser muito charmosa, também, numa recepção despojada.

Se a sua mesa de jantar não é bonita ou não está bem conservada, ela se torna obrigatória, pois ocultará o que não agrada aos olhos. O ideal é que a toalha de mesa tenha cerca de 25 a 30 cm de sobra para cada lado. Menos que isso fica deselegante, mais que isso poderá enrolar nas pernas dos convidados e causar pequenos desastres.

Uma alternativa igualmente sofisticada e que dispensa a toalha é a adoção de sousplats, que podem ser colocados diretamente sobre a mesa. Sousplats podem, também, ser utilizados em conjunto com a toalha de mesa ou com o jogo americano – mas é importante que ambos combinem entre si.

A concordância visual entre as peças da mesa é fundamental.

Aliás, o sous-plait confere um charme extra a um jantar casual quando colocado sobre um jogo americano simples.

O jogo americano, por sua vez, pode ir sozinho se o evento é realmente despretensioso; se a proposta da decoração for mais moderna com despojamento, escolha modelos de tecidos ou materiais mais refinados.

Se a sua louça possuir estampas, opte por uma toalha ou jogo americano lisos – e vice-versa.

Se você só aguarda um único convidado, pode inovar e utilizar um runner ou corre-mesa – espécie de passadeira que atravessa a mesa e serve de apoio para duas pessoas sentadas uma diante da outra.