Muxarabi

Uma ótima solução para iluminação e ventilação nos projetos, é o Muxarabi, que também agrega uma estética exótica e diferenciada ao projeto.

 

É ideal para regiões com grande incidência solar e com climas mais quente, devido a sua forma trançada, que facilita a entrada de luz solar e ventilação. As peças podem variar de acordo com a necessidade de cada projeto no que se refere a iluminação e ventilação.

 

Outra vantagem agregada ao uso do muxarabi, além da iluminação e do conforto térmico, é a privacidade, já que este, devido trançado, impede a visão do ambiente independente do lado que se observa. Essa questão era fundamental na sociedade colonial brasileira, quando o patriarcalismo vigorava de forma mais rigorosa.

 

ORIGEM ÁRABE-ISLÂMICA

A palavra muxarabi  (do árabe, mashrabiya) provém do verbo "beber", que originalmente significava o lugar (janela) onde eram dispostos jarros com água para que fossem resfriados.

 

A solução chegou ao Brasil em 1530 através dos colonizadores portugueses de origem árabe. Muito dos artífices coloniais que construíram as habitações nas primeiras cidades brasileiras foram educados conforme a tradição muçulmana e introduziram traços da arquitetura moura na arquitetura colonial.

 

 

Fonte: https://www.aecweb.com.br