A decoração provençal surgiu no sul da França, na cidade de Provença, por volta do século XVI. Nessa época, os camponeses buscavam aproximar a decoração de suas casas às decorações existentes nos palácios franceses e não sabiam que suas tentativas resultariam em um estilo único e particular que seria perpetuado ao longo dos anos.

O estilo provençal mistura e combina elementos românticos, rústicos e sofisticados e por esse motivo possui características singulares.

Para incorporar essa decoração em sua casa é preciso cuidado, pois suas particularidades fazem da decoração provençal um estilo que se destaca e chama a atenção. Certifique-se de que os cômodos com características provençais conversem entre si e com o restante da casa e também não se esqueça de balancear os móveis e os objetos de decoração de modo a criar um ambiente harmônico e sem exageros.

Quais elementos compõem uma decoração provençal?

Móveis antigos

 

Cores: os tons pastel estão presentes

 

Flores trazendo romantismo

 

Toile de Jouy: estampa clássica provençal

 


listras também aparecem na decoração

 

Lustres e pendentes

 

Espelhos são bem-vindos

 

Chalk Paint: a tinta à base de gesso em pó

 

Por ser uma tendência europeia, a decoração provençal pode estar por vezes fora da nossa realidade, mas quando elementos provençais e elementos autênticos são combinados temos ambientes únicos, originais e com personalidade como resultado.

 

 

Fonte: https://www.tuacasa.com.br/decoracao-provencal/